terça-feira, 21 de agosto de 2012

Resgate de jogos e brincadeiras populares

Sou professor pela Prefeitura Municipal de Macaé e atuo com Educação Física nos segmentos de Educação Infantil e com turmas de 1º ao 9º anos. Este mês, em comemoração as festividades folclóricas, decidi dentro do bloco de Jogos, lutas e ginásticas proposto pelo PCN, desenvolver com meus alunos dos 3º e 4º ciclos o resgate de brincadeiras populares. Inicialmente, tive receio em desenvolver o projeto, pois alunos dessa faixa etária não se interessam muito por atividades do tipo, pois dão preferência à competição advinda de esportes e outros pré desportivos em grupo.
Após a divisão de grupos com escolhas das brincadeiras e jogos a serem desenvolvidos, nomeei cada grupo para monitorar turmas menores do 1º e 2º ciclos e inclusive da Educação Infantil, com o intuito de ensinar aos alunos mais novos como se executa tais brincadeiras. E não é que deu tudo certo?
Em pouco tempo a quadra estava tomada de pequenos grupos encantados com as regras da amarelinha, da bandeirinha, do chicotinho queimado. " - Tio, como se brinca disso?" era uma pergunta muito recorrente, mas o engraçado que na ocasião, o "Tio" não era eu e sim meus alunos maiores monitorando e brincando com os mais novos.
Em meio a cabra-cega, elásticos, corrida de tampinha e brinquedos cantados pude perceber que o objetivo foi alcançado, pois havia movimento, havia interação, havia alegria.
O mais interessante é que a maioria das atividades desenvolvidas não exigiu muito mais que espaço, retalhos de tecido, galhos de árvore e giz para rabiscar o chão.
Ensino e me pego apredendo a cada aula. Nesta, especificamente, aprendi que brincar não exige nada mais do que imaginação e vontade. O resto fica pra outro dia.