domingo, 24 de janeiro de 2010

A importância do jogo no contexto escolar

Há no homem uma parcela de si próprio capaz de criar, inventar e reinventar. Essa parte lúdica, inerente ao ser humano, necessita de estímulos igualmente lúdicos para dar continuidade ao seu processo criativo. A partir dessa necessidade foram inventados os jogos, já que, através deles, o homem vence desafios, aprende, reinventa, avalia aos outros e a si próprio e acima de tudo legitima sua cultura e consequentemente expressa seus objetivos.
Nas aulas de Educação Física para as crianças, os jogos são de fundamental importância e devem contribuir para o crescimento e desenvolvimento destas. Para que isso ocorra, o educador deve ter conhecimento acerca de conceitos básicos que abordem os aspectos biológicos da atividade motora, da aprendizagem de atividades básicas e específicas e do desenvolvimento motor, cognitivo e sócio-afetivo. Portanto, o tipo de jogo usado na educação contribui para o êxito ou o fracasso dos objetivos do docente e do aluno. Ao optar, por exemplo, por jogos de competição, valoriza-se a busca de resultados em detrimento à cooperação.
Cada jogo traz sensações totalmente diferentes: eles costumam ser eventos memoráveis. Isso age como âncora, evocando sensações vividas. O fator divertimento dos jogos assegura que os participantes estejam motivados para contribuírem plenamente. De um modo geral, o fator divertimento incentiva a maioria dos participantes. A vantagem que existe ou que pode ser percebida em alguns jogos é, sem dúvida, o fator motivação.
Cabe, portanto, ao professor evidenciar em seus diferentes públicos os objetivos específicos com cada tipo de jogo. Jogar é reconhecer as regras, entendê-las, identificar os contextos em que elas são utilizadas e poder inventar novos contextos modificando essas mesmas regras. Jogar é dispor-se às incertezas, ao risco, exercitando-se para enfrentar os acontecimentos acidentais do cotidiano.
Jogar é "fazer de conta" que se está à margem da realidade para melhor elaborá-la. Através do jogo se revela autonomia, originalidade e a possibilidade de ser livre, de inventar e de poder expressar o próprio desejo convivendo com as diferenças.