segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Afinal, o que é Educação Física?

A Educação Física, já há algum tempo, vem sendo definida por alguns estudiosos. Pensou-se a princípio em "Educação do Físico". Mas será que a Educação Física trata somente da parte física, motora e nada mais, negligenciando outros aspectos igualmente relevantes, como a ética, a cidadania, o respeito entre outros? Era uma definição incompleta. Uma linha pedagógica propôs então "Educação pelo Físico", conceito parcialmente correto, pois nessa disciplina realmente ocorre um desenvolvimento educacional do aluno. Mas a Educação Física apresenta particularidades que não se enquadram perfeitamente nas teorias pedagógicas, como, por exemplo, a forte competitividade existente nas práticas esportivas. Além disso, não seria somente o físico o responsável pela educação, e sim a reflexão intelectual que ocorre no momento da atividade física. Outras definições foram formuladas, mas nenhuma que mereça destaque.

Neste sentido, a Educação Física, atualmente, tem como objeto de estudo "o homem em movimento" e pode ser entendida como uma área que interage com o ser humano de forma holística, englobando aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais e a relação entre eles.

Em suma, a definição da Educação Física é ampla e complexa, porém o mais importante é salientar que a disciplina abarca dimensões que vão além dos muros da escola, das paredes da academia e perpassa as relações do homem como ser social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário