sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Faça dos exercícios físicos um hábito

Para que se possa experimentar todos os benefícios que os exercícios da musculação produzem é necessário consistência. Contudo, poucos conseguem levar este princípio a sério, já que a rotina atribulada faz com se perca o foco com mais facilidade.
Segundo o especialista em Comportamento do Exercício da Universidade de Indiana (EUA), John Raglin, é possível manter a atividade física no topo das prioridades de sua rotina. Veja a seguir três dicas elaboradas por ele:

Passo 1 – Planeje o horário de cada treino no começo da semana. Assim você se obriga a marcar os demais compromissos em outras ocasiões, garantindo que tal hora específica esteja reservada. Tente isso durante cinco semanas: pesquisadores britânicos descobriram que esse é o período necessário para que vire um hábito.

Passo 2 – Faça com que cada sessão de exercícios dure no mínimo dez minutos. Assim nem mesmo um dia atribulado servirá de desculpa para você pular o treino. A ideia não é fazer uma atividade por poucos minutos. Ao reservar um tempo para o exercício, você o encaixa na rotina, da mesma forma que barbear-se ou fazer compras no supermercado.

Passo 3 – Observe como você se sente todos os dias. Numa escala de 1 a 10, dê notas ao seu humor e ao nível de energia e produtividade. Anote também a pressão arterial, o colesterol e os triglicérides, pois tanto o retorno direto como o indireto servem como motivadores quando seus objetivos envolvem a forma física e a saúde geral.





3 comentários:

  1. Inteligente colocação sobre a pratica de atividades físicas, é uma sugestão interessante e comprovada de se ter hábitos saudaveis e regulares

    ResponderExcluir
  2. Oi Mathorino td bem?
    Eu nao consegui encontrar um email para contato no seu blog. Seria que pode me passar?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Desculpe-me pela demora na resposta.
    Meu e-mail é mathorino@yahoo.com.br
    Fique a vontade para manter contato.
    Abraço.

    ResponderExcluir