terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Licenciatura ou Bacharelado?

A graduação em Educação Física possibilita formações distintas, uma em licenciatura e outra em bacharelado. A seguir, observe as considerações de cada uma delas e seus respectivos campos de atuação.
A licenciatura se destina a formação de professores capazes de identificar o conhecimento presente na área da Educação Física, e saber planejá-lo e aplicá-lo com uma visão de compromisso social, buscando a dignidade do educando enquanto um ser humano produtor de cultura e de história, ao mesmo tempo em que essa história e essa cultura produzidas modificam suas ações.

Para tanto, o aluno da licenciatura deverá ter a oportunidade de entrar em contato com a realidade escolar o mais rápido possível, cumprindo momentos de mapeamento da realidade, corregência e regência de turmas, ao longo de sua formação acadêmica, servindo esta estratégia como um dos momentos de avaliação da estrutura curricular de seu curso, procurando identificar coerência, pontos de convergência e divergência entre o conteúdo programático das disciplinas e a realidade escolar encontrada pelo acadêmico em suas práticas de ensino.

Licenciatura de Graduação em Educação Física ("antiga"): Curso de formação profissional de professor, realizado sob a égide da Resolução CFE nº 3/1987, com duração de 4 anos. Essa legislação possibilitava o oferecimento da Licenciatura plena que habilitava para todos os nichos do mercado de trabalho, por exemplo: educação física em escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, clubes, academias, clínicas, spas, acampamentos, hotéis, empresas e todo e qualquer segmento de mercado que abrisse espaço para atuação do Profissional de Educação Física.

Licenciatura de Graduação em Educação Física ("nova"): Curso de formação profissional de professor que habilita unicamente para o Magistério do Ensino Básico, ou seja, aulas de Educação Física para o 1º e 2º Graus (Resolução CNE/CP nº. 1/2002), com tempo de duração de 3 anos e carga horária de 2.800 horas.

O bacharelado em Treinamento Físico e Esportivo se destina à formação de profissionais competentes na área de treinamento físico e práticas esportivas. Nesse sentido, durante o processo de formação profissional são discutidos os problemas da super valorização do rendimento quando leva o corpo humano ao estresse ou a utilização de procedimentos dopantes que, a curto prazo, causarão problemas sérios para esse corpo. Também serão discutidos os benefícios dos programas de treinamento físico-esportivo.

O bacharel deverá estar comprometido com o conhecimento produzido na área de esportes, sabendo aplicar esse conhecimento tanto para equipes quanto para atletas individualmente, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento da ciência do esporte no Brasil.
Bacharelado de Graduação em Educação Física: Curso de formação profissional de Educação Física que habilita para todos os segmentos do mercado de trabalho no campo das atividades físicas e esportivas, exceto no Magistério da Educação Física no Ensino Básico (Resolução CNE/CES 7/2004), por exemplo: clubes, academias, clínicas, spas, acampamentos, hotéis, empresas. Com tempo de duração de 4 anos e carga horária de 2.880 horas - aguardando pela aprovação de Parecer que significaria alteração para 3.200 horas.

Fonte: Portal da Educação Física

66 comentários:

  1. otimo o seu blog, as postagens serviram muito.

    ResponderExcluir
  2. Depois destas informações, creio q devo fazer o bacharelado...Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. eu pretendo ser um treinador de futebol,tenho muitas qualidade na area, mais tinha minhas duvidas sobre licenciatura ou bacharelado,nao tenho mais vou fazer bacharel., obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Nossa depois de pesquisar bastante encontrei seu blog e estou decidida a ficar com Bacharelado mesmo...
    Ajudou bastante viu...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. oii, pretendo fazer bacharel, mas uma das faculdades q pretendo fazer vestibular soh tem licenciatura, mas diz q o profissional estará apto a atividades escolares e extra-escolares. \Desse modo, eu poderei trabalhar como um bacharel ?

    ResponderExcluir
  6. O certo teria q ser Licenciatura Plena, onde podemos atuar tanto na escola como na aréa "fitness" não existe uma educação física fraquimentada, lidamos com pessoas e isso requer estudos do corpo humano tanto físico e e mental, por isso que eu indico um livro chamado " A Educação física cuida do corpo e "mente"" de João Paulo S. Medina.
    Quem ainda tem suas duvidas, leia esse livro e saberá o que é a verdadeira Educação Física.

    ResponderExcluir
  7. Hum legal esse blog queria atuar em escola tb mas depois que eu terminar posso fazer mas um ano né de capacitação para atuar em escolas .........e vo fazer bacharel msm é o melhor

    ResponderExcluir
  8. Oi Marthorino, gostei bastante do seu blog. Porém essa discussão entre Licenciatua e Bacharelado é muito longa e no meu ponto de vista não tão simples
    Sou bacharel em Educação Física, estou terminando o primeiro ano de mestrado e o que tenho escutado dos colegas que terminaram o doutorado (e assim como eu, fizeram Bacharelado) é que na hora de fazer concurso público, para seguir carreira acadêmica, o que pedem mesmo é Licenciatura! Então mesmo sem gostar, penso em reingressar e fazer a Licenciatura, pois acho que hoje em dia está abrindo muitas portas para concursos públicos.
    Sou formada na Unicamp e o diploma da Licenciatura aqui ainda é da Licenciatura Plena, que infelizmente dá as mesmas oportunidades para quem faz o Bacharelado, apesar da formação ser bem diferente. Então, acho que essa é uma boa e longa discussão e quem faz o curso tem que ficar atento com essa questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou começando o curso agora, Carolina, o meu medo é o mesmo do seu, porque eu também quero prestar concurso para prefeitura e vi que realmente o que pedem é Licenciatura. Mas não acho interessante a grade curricular do curso de Licenciatura, quero vivenciar o curso mais na prática, sendo que isso é o curso de Bacharel que oferece. Acho que quem faz bacharelado, teria que automaticamente ter os mesmos direitos de quem faz licenciatura, já que bacharelado é muito mais extenso.

      Excluir
    2. Pelo contrário gata, o licenciado que deveria ter os mesmos direitos que o bacharel...

      Excluir
    3. eu acho que oque vc disse e verdade,mas acho tambem que nao devemos querer so um..pq nao se expecializar nos dois logo?vou fazer licenciatura mais meu sonho e ser profissional na area de academias ,mais nao quero ser so mais um quero ser melhor que os outros ...por isso vale a pena fazer os dois.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. não pretendo fazer bacharelado por que nos campos de clinicas,spas,academias, não é bem remunerado e não tem estabilidade, eu vejo como ilusão, onde em academias para uma pessoa formada fiz uma pesquisa e maioria recebem 5 reais a hora, e registro na carteira muito dificil,a nossa area como muitas pessoas que não tem nem licenciatura em educação fisica estão pegando nossa area de lutas, como tambem nos desportes arbitros e treinador por estes motivos não é viavel, mas sim para o conhecimento proprio

    ResponderExcluir
  11. Uma dúvida:"Se eu optar por licenciatura,há como fazer uma pós para bacharelado?"
    Tipo,moro no interior,minha cidade é muito pequena mesmo,e meu objetivo é partir para aréa tecnica,como o pilates,alongamento,hidroginastica,dança,trabalhar com gestantes e idosos,(claro,fazendo espacializaçoes)que seria o bacharelado,mas para isso teria que sair da cidade e buscar as cidades maiores e mais bem estruturadas nessa area.
    Então minha duvida é se se eu me formar em licenciatura,há jeito de fazer bacharelado sem prestar outro vestibular?numa forma de pós ou especialização?
    por favor se alguem souber me ajudem,estou numa duvida cruel.
    muito obrigada o site é demais!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bacharelado só é concedido para os profissionais graduados na modalidade bacharel. Cursos de pós graduação ou mestrado não habilitam o profissional independente da área escolhida.

      Excluir
  12. você administrador do blog é formado em qual licenciatura ou bacharel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sou graduado em licenciatura no curso de Educação Física e pós graduado em Educação e Reeducação Psicomotora.

      Excluir
    2. Eu estou cursando edu. Fisica bacharel .. quero tirar uma dúvida quando eu conclui vou quere ter licenciatura também.. assim vou ter que cursa mais 3 anos pra licenciatura ou não ? Ou deva ter algum complemento pra licenciar .. aguem me responda porgavor ..

      Excluir
    3. Eu estou cursando edu. Fisica bacharel .. quero tirar uma dúvida quando eu conclui vou quere ter licenciatura também.. assim vou ter que cursa mais 3 anos pra licenciatura ou não ? Ou deva ter algum complemento pra licenciar .. aguem me responda porgavor ..

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oi.. estou me formando esse ano, e não tenho duvidas quanto meu desejo de prestar vestibular para Educação Física. Estava em duvidas entre Licenciatura e Bacharelado e ninguém soube tirar-la de mim até que encontrei esse Blog (:D) ; então lendo os tópicos acima decidi que vai ser licenciatura mesmo até porque como você disse, se eu não me adaptar posso fazer uma pós ou especialização.

    Ah amei o Blog obrigado me ajudou muito.
    Se eu passar. Claro que vou Passar!
    Venho aqui avisar!
    Abraços...^^

    ResponderExcluir
  15. eu sou bacharel em educaçao fisica, porem trabalho em uma escola onde deveria ser licenciado, se eu fazer uma especializaçao ou uma pos graduaçao em educaçao fisica escolar, isso servira como licenciatura??
    essa é uma duvida minha muito grande, se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Johnathan,
      Segundo resolução do CREF o que dá a habilitação para o profissional de Educação Física atuar na área de Educação ou Fitness é somente a graduação. Cursos de Pós Graduação nas modalidades Lato ou Stricto Senso não habilitam para uma ou outra área profissional.

      Excluir
  16. se eu fizer licenciatura que são 3anos posso fazer mais um ano de bacharel foi o que eu vi em outro site!por favor alguem me ajuda ai,pretendo começar o ano q vem e nao quero fazer uma coisa com duvidas.VALEU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliane, tudo bem?
      Existem faculdades / universidades que oferecem ambas as habilitações no curso. Em alguns casos, você cursa os três anos relacionados a licenciatura e reingressa na mesma instituição para fazer o bacharel em mais um ano.

      Excluir
  17. Se eu fizer licenciatura, eu faço mais um ano e me formo em bacharel ?

    ResponderExcluir
  18. Acabei de me informar com CREF (Concelho Regional de Ed. Física) Sobre fazer licenciatura e bacharel!
    Me informaram que dependendo da Faculdade. Se você se formar em licenciatura, terá sim de prestar um outro vestibular para bacharelado. Eles não me informaram nada de especialização. Ai que duvida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen,
      Algumas instituições não exigem o vestibular para cursar bacharel após ter concluído licenciatura. Nestes casos, elas oferecem a possibilidade de reingresso e o estudante cursa somente as matérias relacionadas a habilitação para bacharel.

      Excluir
  19. Todos vcs deveriam ler este artigo aqui http://jus.com.br/busca?q=o+direito+do+licenciado+em+edu&qs=all esta na lei.o que tem de ser é que o cidadão tem que ser formado em educação física para atura em qualquer área que desejar.Leiamé bom que todos da área saibam.

    ResponderExcluir
  20. gostaria de saber se eu me formar em licenciatura posso atuar tanto em escolas quanto em academias? O que vc acha mais conveniente: licenciatura ou bacharel? ja sendo um profissional da áera. desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem faculdades / universidades que oferecem a modalidade de curso com formação em Licenciatura Plena e, neste caso, você estuda todas as matérias relacionadas a licenciatura e bacharel e na retirada de seu CREF tem habilitação plena podendo atuar em todas as áreas possíveis da Educação Física.

      Excluir
  21. Bom dia ! Gostaria de saber se é necessário ter o curso de Educação Física para abrir uma academia, se sim qual dos dois, bacharel ou licenciatura. ME ajuda ai Mathorino Junior !!! Brigadão !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lucas,
      O que habilita o profissional junto ao CREF para atuar na área de fitness é a graduação com formação em Bacharel. Verifique em algumas instituições que oferecem a formação de Licenciatura Plena que agregam todas as disciplinas tanto de licenciatura quanto as de bacharel e neste caso, o seu CREF tem habilitação plena.

      Excluir
  22. ate então tinha duvidas...agora sim bacharel...otimo blog viu obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia.
    Não sei jogar bem, mas gostaria de fazer bacharel educação física para abrir uma academia. Mas será que o fato de não saber jogar bem vai me prejudicar na conclusão do curso?
    Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liliane,
      O fato de não saber "jogar bem" não é determinante para a formação de um bom profissional de Educação Física. O que nos torna bom de fato, na profissão é entender como funciona tudo o que cerca essa área tão complexa, desde os esportes, passando pela didática, anatomia, fisiologia e por aí vai. Quanto ao fato de trabalhar com área de fitness é necessário ter formação superior em Bacharel em Educação Física, conforme resolução do CREF.

      Excluir
  24. Boa noite tenho uma academia e vou fazer bacharel escolhi a certa?...pois o Cref da minha cidade esta exigindo um profissional em educaçao fisica ...

    ResponderExcluir
  25. Olaa Mathorino, eu não sei o que faço, quero prestar vestibular pra Uel, universidade federal, e sera que eu fazendo licenciatura 3 anos, sera que depois posso fazer mais 1 ano de bacharelado ?

    ResponderExcluir
  26. Ola, tudo bem?
    Entao, eu sempre gostei de crianças e desde de a epoca da escola me imaginava dando aula de Ed. Fisica...rs... por outro lado tbm sempre gostei muuito de me cuidar e de ver as pessoas se cuidando.... Tenho n motivos, que pra falar teria que escrever um livro....rsrs
    Resumindo... Sou apaixonada por Educaçao Fisica...rsrs
    Minha duvida e: Vou iniciar licenciatura ano que vem. Terminado a licenciatura que sao 3 anos pra fazer bacharelado vou ter que fazer mais 4 anos???? Ou so estudo mais um ano???

    Obrigado...

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde, Tudo bem ??

    quero ingressar na carreira de treinador de Futebol, gostaria de saber qual seria o mais apropiado para mim, licenciatura ou Bacharelado ?? e por qual motivo ??

    desde ja agradeço !!

    um abraço....

    ResponderExcluir
  28. Oi, esse ano vou fazer o ultimo ano do ensino médio e desde a 8ª série estou decidida a fazer educação física. Eu gostaria de saber se pra fazer bacharelado eu preciso fazer licenciatura tbm e qual o tempo de duração :D Já agradeço a resposta, valeuuu

    ResponderExcluir
  29. Olá...vou fazer Bacharelado,gostária de saber se depois que eu me formar,qual o procedimento para atuar tbm em escolas ?

    ResponderExcluir
  30. Acabei de prestar vestibular e só qd terminei a prova vi q a faculdade só oferecia a licenciatura,estava quase desanimando até encontrar esse blog e esclarecer algumas dúvidas...Quero atuar em todas as áreas da Ed.Física,mas ainda me resta uma dúvida: Vou fazer licenciatura,mas a faculdade não tem o Bacharel, preciso fazer novo vestibular em outra faculdade para cursar o bacharelado, quanto tempo mais tenho q estudar depois da licenciatura?? Quais as opções de pós para quem tem só licenciatura????
    Grata,
    Érica

    ResponderExcluir
  31. Bom dia!

    Acho que cometi um grave engano.
    Me matriculei em licenciatura, 3 anos.
    Minha intenção realmente é ser professor na Rede Pública, no entanto, enquanto o concurso que espero não vier, desejo trabalhar no meio privado em diversas áreas.

    No caso, neste curso de Licenciatura de 3 anos poderei atuar em academias ou minha unica opção será o Magistério mesmo?

    Cada lugar esta escrito uma coisa, estou ficando loko!

    kkkk

    Agradeço se souber a respota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse curso de licenciatura de 3 anos , você só pode atuar na área escolar , o que dá direito de você trabalha em academias ,clubes,entre outras áreas e o bacharel

      Excluir
  32. Ola, estou iniciando meu curso e estou com uma enorme duvida, se faco licenciatura ou bacharelado pois a minha intençao é trabalahr em ambas as areas, entao o que fica melhor fazer primeiro????


    me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço Educação Física Licenciatura...gostaria muito de fazer Bacharel mais irei concluir a licenciatura e depois farei o bacharel, que ficaria questão de um ano ou menos pra vc tirar meu diploma porque vai abatendo as matérias. Acredito eu que o licenciado nao pode trabalhar na area do bacharel e vice versa. Mas acho q vc concluindo uma e depois a outra que nao levaria muito tempo acredito que poderia trabalhar em ambos espaços, porque vc teria diploma para cada ambas as areas.!! Espero que sirva de resposta..!! Quiser entrar em contato ka.kamyla@hotmail.com. :D

      Excluir
  33. oficio¹ de Gilberto Garcia² sobre este problema.

    oficio: http://daefi.files.wordpress.com/2012/03/ofc3adcio-229-cne-ces-mec.pdf
    Presidente: http://www.abruc.org.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=112308

    Alguém mais capacitado poderia verificar se a informação confere.

    ResponderExcluir
  34. ola sou ailton quero saber se posso ta fazendo só bacharelado ? grato.

    ResponderExcluir
  35. Olá, o que acham sobre as notícias abaixo? MPF e MEC...

    "MPF recebe esclarecimento do MEC sobre atuação do licenciado em Educação Física" (02/07/2013)
    http://www.prgo.mpf.mp.br/direitos-do-cidadao/noticias/1692-mpf-recebe-esclarecimento-do-mec-sobre-atuacao-do-licenciado-em-educacao-fisica.html

    "(..) está definido que (1) a competência para legislar sobre as qualificações profissionais requeridas para o exercício de trabalho que exija o atendimento de condições específicas é privativa da União, não sendo cabível a aplicação de restrições que eventualmente sejam impostas por outros agentes sociais; (2) a LEI Federal n° 9.696/1998 estabelece as competências do profissional de Educação Física e a condição requerida para o exercício profissional das atividades de Educação Física; (3) esta condição é o registro regular nos Conselhos Regionais de Educação Física; (4) a inscrição nestes Conselhos, para aqueles que se graduaram ou vierem a se graduar após a edição da Lei n° 9.696/1998, é restrita àqueles que possuem diploma obtido no país, em curso reconhecido, ou no exterior, e posteriormente revalidado; (5) a legislação educacional, e, em especial a Lei n° 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, não discrimina cursos de Licenciatura entre si, mas apenas determina que todos os cursos sigam as Diretrizes Curriculares Nacionais; (6) enfim, todos os portadores de diploma com validade nacional em Educação Física, tanto em cursos de Licenciatura quanto em cursos de Bacharelado, atendem às exigências de graduação previstas no inciso I do art. 2º da Lei n° 9.696/1998. Desta forma, não tem sustentação legal – e mais, é flagrantemente inconstitucional – a discriminação do registro profissional e, portanto, a aplicação de restrições distintas ao exercício profissional de graduados em diferentes cursos de graduação de Licenciatura ou de Bacharelado em Educação Física, através de decisões de Conselhos Regionais ou do Conselho Federal de Educação Física. Portanto, a delimitação de campos de atuação profissional em função da modalidade de formação, introduzida pelo artigo 3° da citada Resolução CONFEF nº 94/2005, assim como as eventuais restrições dela decorrentes, que venham a ser aplicadas pelos Conselhos Regionais de Educação Física, estão em conflito com o ordenamento legal vigente no país".

    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=11551&Itemid=

    ResponderExcluir
  36. Olá, sou o gustavo, vou fazer bacharelado, na minha faculdade não há licenciatura. Quero saber se posso fazer mais um ano de especialização em outra faculdade para atuar como professor em escolas! Me ajuda por favoe

    ResponderExcluir
  37. Eu esstou fazendo bacharel, eu posso ser treinadora de basquete, ou trabalhar com o basquete mesmo nao sendo professora de educação básica?

    ResponderExcluir
  38. Olá , estou no ultimo semestre de educação física licenciatura, não curto bacharel , mas devo fazer mesmo assim ? todos prof da facul fala que e bom fazer , será que estarei jogando dinheiro no lixo ? O que acham ? e melhor eu fazer acaba licenciatura e fazer um pós ?

    ResponderExcluir
  39. Boa Noite pessoal, tudo bem? meu nome é Claudio.
    quero atuar apenas na modalidade
    esportiva, e academia; sou obrigado a fazer licenciatura? ou posso fazer só Bacharelado?
    e quanto tempo leva, só o Bacharelado?
    Se, licenciatura e Bacharelado leva 4 anos; só o Bacharelado leva 2 anos ou 2 anos e meio?. deixe-me informado; por favor. Obrigado.

    ResponderExcluir
  40. então tenho que ter bacharelado para abrir uma espaço para pilates?

    ResponderExcluir
  41. Vou fazer licenciatura em Ed fisica mais na minha faculdade não bacharel posso fazer bacharel em outra faculdade ,e fazendo a licenciatura depois vou ter que fazer mais 1 ano de bacharel,ai posso dar aulas em academias e escolas ?

    ResponderExcluir
  42. Sou bacharel em Enfermagem, se eu fizer a licenciatura em Educação física, posso atuar do mesmo jeito que o bacharel ou é melhor fazer logo o bacharelado? Essa dúvida é somente em decorrência do tempo de graduação que na licenciatura é menor, e eu terminaria em menos tempo.

    ResponderExcluir
  43. se me forma em bacharel, posso me especializar em licenciatura?

    ResponderExcluir
  44. Eu tenho uma dúvida, se eu fizer a licenciatura quando eu formar eu posso fazer o bacharelado dpois, pq no meu caso n tem uma faculdade com bacharelado perto ai iria fazer o bacharel a distância

    ResponderExcluir